sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Curiosidade não combina com eletricidade.

Por Walter Wanderley Teixeira*


A qualificação profissional é o primeiro passo para uma instalação elétrica bem-sucedida, pois não basta tem um bom projeto elétrico, utilizar materiais certificados se o profissional responsável pela instalação não for no mínimo qualificado e, principalmente, não conhecer as normas de segurança.
Atualmente, todo profissional que trabalha direta ou indiretamente com eletricidade é obrigado a ter o curso de NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, cuja validade é de 2 anos.
A instalação elétrica é uma das etapas mais delicadas da obra, caso seja mal feita pode trazer sérios riscos, desde o consumo exagerado de energia até curtos-circuitos no sistema elétrico, ocasionados pela fuga de corrente.
Emendas mal feitas, condutores desencapados ou com isolação desgastada pelo tempo costumam ser as principais causas de fuga de energia.
Manutenções preventivas reduzem consideravelmente o desperdício de energia e riscos de acidentes. Por isso, procure executar manutenções periódicas. Mas atenção: a vida útil de fios e cabos vai depender muito das condições da instalação, da mudança de equipamentos e do uso. Portanto, as manutenções são essenciais para o bom funcionamento da instalação elétrica.
É importante mostrar para o contratante que o projeto elétrico é fundamental para a obra e ainda traz economia. Um bom projeto sugere uma lista exata de materiais para comprar, evitando sobras e desperdício.
Na sequência, por meio de projeto de instalação, o profissional deverá quantificar e determinar os pontos de utilização de energia elétrica; e definir o tipo e o caminhamento de condutores, de condutos, de dispositivos de proteção, de comando, de medição e demais acessórios.
O disjuntor merece atenção redobrada. Embora seja um dispositivo de segurança indispensável contra sobrecargas, também pode falhar quando estiver mal dimensionado. Neste caso, poderá não "desarmar" quando ocorrer um curto-circuito, levando a princípio de incêndio.
A instalação elétrica exige uma série de cuidados, conhecimento técnico e experiência prática. Para que o profissional tenha sucesso em suas atividades, é preciso que esteja preparado e atualizado. É importante lembrar que apesar de ter várias indicações de como fazer, é imprescindível que o profissional da área elétrica busque conhecimento e preparação em um curso profissionalizante, onde terá toda a base, conceitos e atualizações para que se sinta seguro e transmita segurança nos serviços que irá executar.


* Walter Wanderley Teixeira é instrutor de Práticas Profissionais do Senai Orlando Lavieiro Ferraiuolo, em São Paulo (SP)